Responsável por uma inflamação no fígado com progressão silenciosa, a Hepatite C pode se tornar uma doença crônica e levar à cirrose e ao câncer, se não tratada devidamente. Considerada como um grande problema de saúde global, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Hepatite C tem tratamento e deve ser devidamente tratada. Uma das prescrições médicas para a doença é a utilização do Sovaldi (produzido sob a substância ativa sofosbuvir), da Gilead.
Como o Sovaldi trata genótipos específicos da hepatite C apenas em certos organismos, deve ser prescrito por um médico especialista que recomendará um tratamento em combinação com outros medicamentos antivirais, como a ribavirina - que auxilia no combate ao impedir a proliferação do vírus hepático no organismo do paciente. Vale ressaltar que o tratamento contra a Hepatite C crônica pode ser recomendado a adultos e crianças que tenham, pelo menos, 3 anos de idade.
Transmitido por contato com sangue contaminado, seja na gravidez ou por meio de compartilhamento de agulhas, equipamentos de tatuagem e piercing não esterelizados, por exemplo, a Hepatite C tem como maior risco o silêncio. Isto porque a maioria das pessoas não apresenta sintomas, que podem levar o que retarda o diagnóstico e o tratamento da doença. Você pode fazer um teste rápido para diagnóstico da Hepatite C em laboratórios ou unidades básicas de saúde, otimizando o tratamento precoce da doença.