Produzido sob a substância ativa ustekinumab, o Stelara é um medicamento indicado para o tratamento de pacientes adultos com artrite psoriática ativa, manipulado com ou sem o medicamento Metotrexato. Ainda pensando em pacientes adultos, o Stelara também é responsável pelo tratamento de doença de Crohn ativa e de colite ulcerativa ativa - ambas de moderada a grave. Além disso, o medicamento também é destinado ao tratamento de pacientes com psoríase em placas moderada a grave - que são candidatos a fototerapia ou terapia sistêmica - desde que tenham 6 anos ou mais de idade.
De acordo com a Janssen CarePath, a eficácia do Stelara foi comprovada após dois rigorosos testes. No primeiro, apresentou resultados já na Semana 6 do tratamento em 56% dos casos contra apenas 29% do Placebo em 627 pacientes predominantemente virgens de bloqueador de TNF. Já no caso de 741 pacientes com falha no bloqueador de TNF, a resposta do Stelara após 6 semanas foi de 34% - contra 21% do placebo.
Ainda com informações da Janssen CarePath, no segundo estudo, o Stelara Proporção significativamente maior de pacientes virgens de tratamento predominantemente com bloqueador de TNF alcançou resposta em 51% dos pacientes já na semana 3 - contra 32% do placebo. Na semana 6, a resposta do Stelara aumentou para 65% contra apenas 39% do placebo.
Os estudos também comprovaram que a maioria dos pacientes no estudo de manutenção estava em remissão clínica em um ano após a dose de indução. A remissão clínica em 1 ano após a dose de indução foi comprovada em 53% dos participantes contra 36% de manipulados com placebo. A população considera foi a combinação de pacientes com bloqueadores de TNF virgens de tratamento bem como pacientes com falha de bloqueador de TNF.