Produzido pela Roche, o medicamento Perjeta é um dos medicamentos mais efetivos contra o câncer de mama. Prova disto é a tripla autorização recebida para o tratamento do tipo de câncer de mama HER2 positivo precoce e com alto risco de recorrência: da Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador dos Estados Unidos; da European Medicines Agency (EMA), versão europeia do órgão regulamentador; e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Brasil.
Em todos os casos, o Perjeta recebeu a autorização para o tratamento do HER2 - que constitui cerca de 20% dos casos de câncer de mama - em combinação com a substância ativa trastuzumabe, além de quimioterapia. O medicamento também mostrou eficácia em outras variações da doença, como para o tratamento do câncer de mama metastático - neste caso, em combinação com trastuzumabe e docetaxel - além de tumor inflamatório ou em estágio inicial e câncer de mama precoce com alto risco de reincidência.
Eficácia comprovada em estudos da EMA e da FDA
Em pesquisa realizada pela FDA, o Perjeta foi analisado em um estudo chamado APHINITY (NCT01358877), que considerou 4.804 pacientes em estágio inicial da doença. O estudo seguiu o modelo multicêntrico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo. Logo, a aprovação considerou a manipulação do Perjeta em combinação com trastuzumab adjuvante e quimioterapia.
Já no estudo realizado pela EMA levou em conta dados de 808 adultos com câncer de mama metastático HER2-positivo não previamente tratado, comparados a um placebo - os dois administrados em conjunto com trastuzumab e docetaxel. O Perjeta demonstrou eficácia na sobrevida sem progressão do tumor: 18,5 meses sem agravamento da doença aos manipulados com Perjeta x 12,4 meses aos pacientes que receberam placebo.