Pacientes com mieloma múltiplo receberam um importante aliado na luta contra a doença: a Food and Drug Administration (FDA) concedeu a autorização para a manipulação do Darzalex (daratumumab) para o tratamento do tipo de câncer de medula que afeta células plasmáticas. A aprovação da agência reguladora de medicamentos dos EUA foi considerada histórica, por se tratar do primeiro medicamento autorizado a utilizar anticorpos monoclonais (mAbs).
Baseada na rapidez da taxa de resposta do tratamento ao mieloma múltiplo, a aprovação da FDA foi assinada após dois estudos abertos, um com 106 participantes e outro com 42 pacientes. No primeiro, o Darzalex foi essencial para a redução total ou parcial da carga tumoral em 29% dos casos, em uma média de 7,4 meses de tratamento. No segundo, o mesmo resultado positivo em relação ao tumor foi observado em ainda mais participantes: 36% do total.
De acordo com o diretor do Escritório de Hematologia e Oncologia de Produtos - do Centro do FDA para Avaliação e Pesquisa de Drogas - Richard Pazdur, a autorização para o Darzalex seguiu as mais rígidas análises da agência, baseadas no sucesso do medicamento nos testes realizados que comprovaram a eficácia no combate às células cancerosas que atacam o sistema imunológico.
"Proteínas de segmentação que são encontradas na superfície das células cancerosas tem levado ao desenvolvimento de importantes tratamentos oncológicos. O Darzalex oferece outra opção de tratamento para pacientes com mieloma múltiplo que se tornaram resistentes a outras terapias", afirmou o executivo sobre o medicamento produzido pela Janssen Biotech de Horsham, empresa com sede na Pennsylvania.