Aprovado desde 2015 pela Food And Drug Administration, agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, o Daklinza é um dos principais medicamentos direcionados ao tratamento da Hepatite C. Isto porque o fármaco atua contra a infecção crônica pelo genótipo 3 da hepatite C, um tipo específico da doença. Sob recomendação de utilização em combinação com a substância ativa sofosbuvir, o comprimido deve ser tomado uma vez ao dia, sob orientação médica.
De acordo com a FDA, estudos comprovaram grandes resultados na manipulação do Daklinza, em combinação com sofosbuvir: o vírus da hepatite C não foi detectado na sangue dos pacientes em, pelo menos, 12 semanas após o término do tratamento (chamada de resposta virológica sustentada), o que sugere a cura pela infecção por HCV. A aprovação do medicamento foi concedida com base em evidências de um ensaio clínico que envolveu 152 pacientes com infecção pelo genótipo 3 da hepatite C.
A aprovação, concedida após dois julgamentos - nos Estados Unidos e em Porto Rico - considerou que a eficácia do Daklinza não se restringe a fatores como idade, sexo ou raça. Segundo os resultados divulgados pela FDA, todos os pacientes receberam, uma vez ao dia, Daklinza em combinação com sofosbuvir pelo período de 12 semanas. Durante as 24 semanas seguintes ao tratamento, estes pacientes seguiram acompanhados pelos pesquisadores em um estudo que mediu o nível sanguíneo do vírus da hepatite C antes e depois do tratamento.