A European Medicines Agency recomenda o uso do medicamento Viekira para o tratamento de hepatite C crônica de longa duração em adultos. De acordo com o órgão regulador de medicamentos comercializados na União Europeia, o fármaco antiviral produzido pela AbbVie demonstrou grande eficácia no combate à doença infecciosa do fígado, agindo em combinação com outros medicamentos. Isso porque Viekira Pak atua, principalmente, na inibição da reprodução do vírus da Hepatite C em diferentes etapas da doença, graças aos inibidores de NS5A, de protease NS3/4A e de polimerase NS5B não-nucleotídeo.
Segundo o relatório da EMA, o medicamento foi aprovado após 8 estudos clínicos. Nas 6 pesquisas iniciais, que envolveram 2.300 pacientes com os genótipos 1a ou 1b da Hepatite C, em associação ao dasabuvir, o Viekira foi eficaz na eliminação do vírus no sangue entre 96% e 100% dos casos com pacientes sem cicatrizes hepáticas. Para pacientes com cicatrizes hepáticas, a taxa foi de 93% após 24 semanas de tratamento.
No sétimo estudo, pacientes infectados pelo genótipo 1b - e com cicatrizes hepáticas, mas com função hepática estável (cirrose compensada)- foram manipulados com Exviera e Viekira, sem ribavirina. A conclusão é de eliminação do vírus no sangue de 100% dos 60 pacientes. No último estudo, Viekira foi administrado em combinação com ribavirina e foi responsável pela eliminação do genótipo 4 da Hepatite C em todos os 91 pacientes analisados.