Produzido pela Roche, o Erivedge recebeu aprovação da Food and Drug Administration - instituição estadunidense e um dos principais órgãos reguladores de medicamentos no mundo - para o tratamento de portadores de Carcinoma Basocelular (CBC). A eficácia contra o avanço do tipo de câncer de pele fez com que o medicamento fosse o primeiro aprovado pela FDA para a atuação em pacientes adultos, após demonstrar grande potencial em reduzir lesões desfigurantes ou potencialmente fatais por conta da doença.
A aprovação do órgão estadunidense se direciona a pacientes de Carcinoma Basocelular em casos onde o câncer se espalhou para outras partes do corpo ou retornou após procedimento cirúrgico, bem como em casos indicados por oncologistas, quando não há possibilidade de nova cirurgia ou radioterapia. A cápsula, administrada por via oral uma vez ao dia, teve a sua importância ressaltada por Hal Barron, Diretor Médico e Chefe, Desenvolvimento de Produto Global .
“A aprovação fornece um novo tratamento para pessoas com carcinoma basocelular avançado que, até agora, não tinham medicamentos aprovados para ajudar a reduzir lesões desfigurantes ou potencialmente fatais”, afirmou o responsável, complementando a satisfação da FDA ao aprovar o medicamento, informando que a importância em “fornecer dois novos medicamentos para diferentes tipos de câncer de pele avançado para pessoas que anteriormente tinham poucas ou nenhuma opção de tratamento”.