Pacientes com doenças pulmonares intersticiais (DPI) - crônicas com fibrose (cicatriz) com um fenótipo progressivo (traço) - receberam uma dose de esperança. Isto porque a Food and Drug Administration, órgão regulador de medicamentos dos Estados Unidos e um dos mais importantes do mundo, concedeu aprovação ao Ofev, produzido pela Boehringer Ingelheim Pharmaceuticals, o primeiro tratamento aprovado pela instituição para este grupo de doenças pulmonares fibrosantes.
Produzido sob a substância ativa (nintedanibe), o medicamento é direcionado a pacientes com um fenótipo progressivo da doença, caracterizada por uma infiltração celular inflamatória crônica em graus variáveis de fibrose intersticial. De acordo com o vice-diretor da Divisão de Produtos Pulmonares, Alergia e Reumatologia no Centro de Avaliação de Medicamentos e Pesquisa da FDA, Banu Karimi-Shah, o órgão entende a relevância do Ofev para o tratamento de DPIs.
“A FDA continua a incentivar o desenvolvimento de terapias para pacientes com opções de tratamento limitadas ou sem opções de tratamento. A aprovação de hoje ajuda a atender a uma necessidade de tratamento não atendida, já que os pacientes com essas doenças pulmonares corriam risco de vida e não tinham um medicamento aprovado até o momento”, disse, após a aprovação, em 2020.