A European Medicines Agency (EMA) concedeu aprovação ao Votrient para o tratamento carcinoma de células renais avançado, um tipo de câncer renal. De acordo com o Relatório Público Europeu de Avaliação (EPAR) produzido pelo órgão regulador de medicamentos comercializados na União Europeia, o medicamento, que contém a substância ativa pazopanib, está apto a ser utilizado em pacientes que não receberam qualquer tratamento anterior ou que trataram o avanço da doença com medicamentos anticancerígenos denominados “citocinas”.
Após uma série de estudos, o Comité dos Medicamentos para Uso Humano ( CHMP ) deu o seu parecer a favor da concessão de uma autorização de introdução no mercado ao Votrient para o tratamento em adultos. Segundo nota oficial da EMA, o órgão "considerou que o Votrient demonstrou ser um medicamento eficaz para doentes com carcinoma de células renais avançado e sarcoma de tecidos moles, com uma melhoria clinicamente relevante na sobrevivência livre de progressão".
Durante os testes, o Votrient foi comparado com um placebo (tratamento simulado) em um estudo com 435 pacientes com carcinoma de células renais avançado, alguns dos quais tinham sido previamente tratados com citocinas. O Votrient também foi comparado com o placebo em outro estudo com 369 doentes com sarcoma dos tecidos moles - em que a doença tenha progredido durante ou após quimioterapia.
No relatório divulgado pela EMA, o Votrient obteve sucesso em todos os estudos, onde o principal critério de demonstração da eficácia foi a sobrevivência livre de progressão, ou seja, em quanto tempo os pacientes sobreviveram sem o agravamento da doença. No tratamento do carcinoma de células renais avançado, pacientes que tomaram Votrient viveram 9,2 meses sem agravamento da doença - contra 4,2 meses para os doentes que tomaram placebo. Já no tratamento do sarcoma de tecidos moles, a sobrevida média foi de 20 semanas contra sete semanas do placebo.