Comercializado pela Roche, o Esbriet é um medicamento destinado ao tratamento da fibrose pulmonar idiopática (FPI), uma doença que atinge os dois pulmões e é caracterizada pelo surgimento de fibrose - tecido de cicatriz que substitui o tecido pulmonar normal e provoca falta de ar nos pacientes. Produzido sob a substância ativa pirfenidona, o Esbriet possui propriedades antiinflamatórias e anti fibróticas e, assim, atua em relação aos aspectos fibróticos crônicos e inflamatórios da FPI.
A eficácia do medicamento foi comprovada em três estudos multinacionais em pacientes com FPI. Os estudos multicêntricos, randomizados e duplo-cegos compararam o tratamento com Pirfenidona 2403 mg/dia com um placebo. Entre os efeitos comprovados do Esbriet estão a redução do acúmulo de células inflamatórias, bem como atua na diminuição da formação de células de fibrose e da produção de substâncias que promovem inflamações.
Composição: além do princípio ativo com 267 mg de pirfenidona, a composição do Esbriet tem como excipientes croscarmelose sódica, celulose microcristalina, povidona, estearato de magnésio e água purificada - além de cápsula formada por dióxido de titânio e gelatina.
Como usar o Esbriet: o medicamento deve ser ingerido com água, sem que a cápsula seja aberta, partida ou mastigada. A recomendação é que seja ingerido durante a refeição, para reduzir a incidência de náuseas ou tontura.
Dose recomendada:
Entre o primeiro e o sétimo dia, o Esbriet deve ser ingerido em uma cápsula por três vezes ao dia (801 mg/dia).
Entre os dias 8 e 14, o medicamento deve ser ingerido em duas cápsulas, três vezes por dia (1602 mg/dia).
Do dia 15 em diante, a dose recomendada é de três cápsulas, três vezes ao dia (2403 mg/dia).