Produzido pela Wyeth, uma empresa do grupo Pfizer, o Somavert é comercializado em duas versões: 10 mg ou 15 mg de pó liofilizado injetável. Suas embalagens contêm 30 frascos-ampola da substância ativa pegvisomanto, somados a 30 frascos-ampola de diluente (com 8 mL de água para injetáveis). Com indicação para uso adulto, sua administração é via subcutânea, o Somavert tem como excipientes a glicina, manitol, fosfato de sódio dibásico e fosfato de sódio monobásico monoidratado. O objetivo do tratamento com o medicamento é normalizar os níveis séricos de IGF-I.
Segundo a Wyeth, o Somavert é indicado para o tratamento da acromegalia (doença causada por aumento da produção do hormônio de crescimento - GH) em pacientes que apresentaram resposta inadequada à cirurgia e/ou à radioterapia (tratamento em que se utiliza radiação) e para os pacientes cujo tratamento médico com análogos da somatostatina (medicamentos semelhantes à somatostatina - hormônio que inibe a secreção de GH) não normalizou as concentrações séricas (do sangue) de IGF-I (substância produzida por estímulo do GH) ou não foi tolerado.
Modo de aplicar, de acordo com a fabricante: a injeção é subcutânea (abaixo da pele) e pode ser realizada na parte superior do braço, na parte superior da coxa, no abdômen (área próxima ao estômago) e na região glútea (nádegas). Os locais de injeção devem ser diferentes para cada dia. Mantenha um registro de controle dos locais de injeção para cada dia. Não utilize áreas que estejam com a pele lesionada, avermelhada, ferida ou inchada. Siga a orientação do seu médico para a escolha do local de aplicação.