Destinado a pacientes com Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP), o Uptravi é um tratamento a longo prazo para adultos com Classe Funcional (CF) II–III da OMS. Comercializado pela Actelion, o medicamento recebeu a autorização da European Medicines Agency, em abril de 2017, com eficácia demonstrada em doentes com HAP - incluindo HAP idiopática e hereditária, HAP associada a doenças do tecido conjuntivo e HAP associada a cardiopatia congénita simples corrigida - por ajudar a retardar/desacelerar a progressão da sua doença e diminuir o risco de ser hospitalizado por HAP.
Cada paciente com Hipertensão Arterial Pulmonar tem uma dose pessoal com base em como o seu corpo responde e se ajusta ao medicamento. Em relação à posologia e o modo de administração, o tratamento com o Uptravi deve ser iniciado e monitorizado por um médico com experiência no tratamento de HAP. Os comprimidos de Uptravi são redondos, medem cerca de 7,3 mm de diâmetro, de cor amarela clara, com um número correspondente às gramas gravado em um dos lados.
Vale ressaltar que o Uptravi é o "único agonista seletivo do receptor IP oral que atua na via da prostaciclina. Graças ao medicamento, cada paciente alcançará sua dose de manutenção individualizada de um comprimido a cada 12 horas", afirma o site oficial da marca. Já para a manipulação via injeção, são aplicados 1800 mcg de selexipag. Neste caso, vale ressaltar que o Uptravi será manipulado em forma de um pó liofilizado branco, fornecido em um frasco de vidro de dose única de 10 mL.